header-photo

Mala postura y dolor de espalda. Acabe con eso!!!

Pasa el traductor si no hablas portugues.

Se você quer ter um corpo saudável, livre das dores, principalmente aquelas na coluna, que a maioria das pessoas tem, os exercícios físicos e a manutenção de uma postura correta são essenciais.

Simples gestos como andar, sentar, dirigir o carro e dormir podem desenvolver uma coluna saudável ou não. Por isso, é muito importante ter a consciência de estar com a postura correta em todas as situações do dia-a-dia.

Além disso, quem realiza exercícios regularmente, adquire músculos fortes, resistentes e flexíveis e está menos propenso a lesões, a má postura e pode até corrigir ou amenizar problemas já existentes.

Por exemplo: um bumbum arrebitado demais pode significar um maior tônus dos músculos que tracionam a coluna lombar para frente e a flacidez dos músculos antagonistas (contrários), causando um desequilíbrio e posteriormente problemas na coluna e na postura. Neste caso, é primordial fazer alongamentos e trabalhos de fortalecimento muscular para aliviar e até sanar o problema.

Este e outros desequilíbrios nos grupos musculares que agem e que sustentam a coluna, acarretam desvios e, se forem mantidos, podem provocar patologias crônicas.

Dicas

# Fique ligada na sua postura. Evite tensões;

# Não deixe as costas curvadas quando está andando ou sentada;

# Quando estiver andando, olhe para frente e não para o chão;

# Mantenha sempre o abdome contraído;

# Procure alinhar a coluna, colocando os ombros ligeiramente para trás;

# Ao levantar um peso que está no chão, flexione as pernas e pegue o peso, levantando com a coluna ereta;

# Durma de lado, usando um travesseiro que permita que a cabeça esteja no prolongamento da coluna. Mantenha os joelhos flexionados e com um travesseiro entre eles;

# Sente-se em cadeiras apoiando sempre os pés no chão e com a coluna apoiada, no encosto;

# Trabalhe no computador também com a coluna e os braços apoiados;


Cuidado com as bolsas ou qualquer peso que você carrega. Distribua sempre o peso nos dois lados;
Quando for passar roupa ou fizer outra atividade em pé, arranje um apoio para uma das pernas como um degrau ou algo parecido e apóie a perna. Troque de vez em quando a perna.

Faça musculação de 3 a 5 vezes por semana, enfatizando os seguintes grupos musculares:

Abdominais - Vão desde a parte inferior das costelas até a parte superior da pelve. Protegem os órgãos internos e evitam que a lombar se projete acentuadamente para frente, além de sustentar o peso do corpo sobre a coluna.

Paravertebrais - Localizam-se na parte posterior do tronco, desde a nuca até a pelve, unindo vértebras com a escápula. São responsáveis pela extensão das costas, ao contrário dos abdominais.

Iliopsoas - Vai da última vértebra dorsal até a coxa. Ao se contrair, aproxima o tórax dos joelhos, como em alguns abdominais.

Glúteos e piramidal - Os glúteos formam as nádegas, passando da parte posterior da pelve até o fêmur. Os glúteos e o piramidal criam um ponto de apoio para a coluna vertebral.

Isquiotibiais - Localizam-se na parte posterior das coxas, da pelve até o joelho. Se estiverem encurtados, podem provocar a famosa hiperlordose.

LEIA TAMBÉM

* Postura Correta



Faça alongamentos antes e depois dos exercícios e, se possível, aulas de alongamento 2 vezes por semana.

Treine adequadamente, sem excessos e faça sempre exercícios compensatórios. Se as dores insistirem procure fazer sessões de RPG.

Por:
Valéria Alvin Igayara de Souza
CREF 7075/ GSP - Especialista em treinamento.


Fuente: CyberDiet

0 comentarios: